Skip to main content

Programa de Ações Humanitárias

O que é?

Ações emergenciais de apoio a pessoas idosas e famílias em situação de vulnerabilidade, com foco na segurança alimentar e física em contextos de crise, como desastres naturais, frio intenso e emergências sanitárias.

Estar presente em momentos de crise é essencial para o fortalecimento comunitário e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por isso, o Instituto Velho Amigo articula e mobiliza ações emergenciais voltadas à segurança alimentar e física de pessoas idosas e suas famílias em situações de calamidade pública.

Nossa atuação inclui respostas a desastres naturais, emergências sanitárias e períodos críticos, como ondas de frio e chuvas intensas. Além das ações durante a pandemia da COVID-19, realizamos campanhas emergenciais em São Paulo (SP), Espírito Santo (ES), Brumadinho (MG), Novo Hamburgo (RS), Canoas (RS), Recife (PE) e Presidente Prudente (SP).

Nessas iniciativas, mobilizamos alimentos, água, cobertores, agasalhos e materiais para reparos emergenciais, beneficiando mais de 271 famílias em situações de chuvas e 6.012 pessoas em campanhas de inverno.

Resumo

O Programa de Ações Humanitárias apoia pessoas idosas e suas famílias em momentos de vulnerabilidade extrema, causados por emergências e crises que comprometem a segurança alimentar e física.

O Instituto Velho Amigo mapeia territórios, organiza ações ao longo do ano em diferentes regiões do Brasil e mantém uma equipe de resposta rápida preparada para garantir o envio de produtos e serviços essenciais, assegurando espaços mais seguros e protetores para a população vulnerável.

Objetivo

Garantir a segurança física e o acesso a direitos básicos de pessoas idosas em situações de calamidade pública e desastres naturais, por meio da oferta de alimentos, materiais de higiene e limpeza, acesso a serviços essenciais e apoio emergencial às comunidades atingidas.

Impacto

Atuação em localidades mais afetadas por chuvas e períodos de frio intenso, beneficiando mais de 1.000 pessoas ao longo do ano.